Thompsontech Soluções em TI

Você sabe por que as empresas devem adotar o backup na nuvem?

Uma maneira de começar a refletir sobre a importância do backup na nuvem é responder a essas perguntas: quanto tempo você levaria para recuperar dados corporativos, caso a empresa sofresse um ataque cibernético? Que prejuízos o negócio teria se alguns arquivos fossem perdidos por erros do(a) usuário(a)?

Para ajudar você a entender por que cada vez mais empresas têm investido no backup na nuvem, nós preparamos neste post.

O que é backup na nuvem?

Também chamado de backup online, o backup na nuvem é um entre os diversos serviços sob o guarda-chuva da computação em nuvem. Por meio dele, os recursos que são usados para executar algum tipo de tarefa — como criar, editar, gerenciar e restaurar dados e/ou aplicações — são gravados remotamente na internet, garantindo que as informações não sejam perdidas.

Na prática, o backup na nuvem permite que sua organização envie uma cópia dos dados do seu ambiente para a nuvem. Dessa forma, se os dados forem comprometidos, você poderá restaurar as informações, garantir a continuidade dos negócios e se defender contra as devastadoras crises de TI.

Além da proteção contra perda de dados ou vírus, muitas empresas precisam proteger seus dados para atender aos padrões ou regulamentações do setor, e utilizar a nuvem para isso faz todo sentido. Não fazer isso pode resultar em multas caras.

Essa preocupação está crescendo no Brasil depois da aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Esse conjunto de normativas obriga organizações públicas e privadas a cumprir padrões de segurança para impedir roubos, vazamentos e venda ilegal de informações digitais e eletrônicas.

Ao contratar os nossos serviços de backup em nuvem, iremos adicionar todos os seus documentos, banco de dados e outros em servidores como Google Cloud, Amazon, Azure e outros.

Por que as empresas devem adotar o backup na nuvem?

A proteção de dados é um dos maiores desafios das organizações, atualmente. Para muitas das pequenas e médias, por exemplo, fazer backup usando armazenamento de conexão direta ainda é uma preferência. São poucos os negócios de pequeno e médio porte que têm como estratégia a migração para a nuvem.

Mas essa mentalidade precisa mudar, uma vez que os riscos relacionados aos dados corporativos não param de crescer. Ao mesmo tempo, cada dia mais, os negócios são definidos pelo grau de estratégia com que lidam com seus dados e informações.

Como funciona o backup na nuvem?

O backup na nuvem é usado, principalmente, nos dados das organizações por meio de uma plataforma de armazenamento externa e remota. Ele funciona quando um provedor aloca o armazenamento em nuvem, que é acessível globalmente pela Internet ou software especializado, por meio de uma interface de usuário — ou API (Application Programming Interface) de fornecedor criada especificamente.

O armazenamento de backup na nuvem pode ser usado para guardar e fazer cópias de segurança de praticamente todos os tipos de dados ou aplicativos. Ao contrário das técnicas tradicionais, ele é altamente flexível e escalável. Ou seja, pode ser aumentado ou diminuído, conforme as necessidades da empresa.

Também podemos dizer que o backup na nuvem é um serviço em que toda a infraestrutura e o suporte técnico são gerenciados completamente pela empresa fornecedora. Além de entregar cópias de segurança dos dados, o provedor também pode combinar esse serviço com soluções de recuperação de desastre e fornecer uma instância exata de um servidor, desktop ou sistema inteiro.

Vamos implementar seu backup em nuvem agora?! Entre em contato conosco que temos a melhor solução para sua empresa!

Fonte: https://blog.ccmtecnologia.com.br

Sua empresa faz backup em nuvem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress